Foto ilustrativa mostra adesivo com resultado positivo para o novo coronavírus — Foto: Dado Ruvic/Reuters/Arquivo
Mais dois casos de coronavírus foram confirmados em Uberaba, conforme divulgado pela Prefeitura na tarde deste sábado (21). Agora, a cidade tem três casos da doença.
No Boletim Informativo do Coronavírus divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na sexta-feira (20), constava apenas caso da jovem de 23 anos que estava em Londres. Como o novo boletim, divulgado neste sábado, está fora do ar, ainda não foi possível saber se os dois novos casos da cidade constam no documento.
Os casos confirmados em Uberaba pela Prefeitura são:
jovem, de 23 anos, veio de Londres no dia 9 de março. Ela apresentou coriza e dor de garganta no dia 10 e ficou em isolamento domiciliar. Depois, coletou amostra em uma clínica particular na última segunda-feira (16) e o resultado foi liberado na quarta (18);
homem, de 39 anos, esteve em São Paulo, retornou a Uberaba no dia 14. Na última segunda-feira apresentou febre e obstrução nasal e já ficou em isolamento. Coletou exame particular na última quarta. No momento está assintomático;
jovem, de 28 anos, que veio de Fortaleza, onde ficou sete dias, retornando no dia 15 de março. Um dia depois ele apresentou obstrução nasal, febre e tosse. Está em isolamento domiciliar sem sinal de gravidade.
A Prefeitura afirmou que os três pacientes fizeram os testes em rede particular de saúde credenciada pelo Ministério da Saúde. Todos permanecem isolados, com quadro clínico estável e são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.
Para quem trabalha em pontos de entrada no país, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.
Caso haja algum caso suspeito em aviões, navios e outros meios de transporte, é recomendado usar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas. A inspeção de bagagens deve ser feita com máscara cirúrgica e luvas.
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Comentários dos internautas